Você escolhe as imagens inicial e a final, e o Photobios preenche as intermediárias. (Fonte da imagem: Reprodução / Exploring Photobios)
Desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, o Photobios é um aplicativo que realiza animações com imagens fixas. Ele trabalha com uma foto inicial e uma final para que as imagens intermediárias sejam animadas e, assim, registrar o envelhecimento de alguém.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O software foi desenvolvido por Ira Kemelmacher-Shlizerman e teve como inspiração vídeos da web em que seus protagonistas tiram autorretratos todos os dias, depois juntam tudo em um filme para mostrar as mudanças físicas sofridas durante um determinado período de tempo.
Apesar de ainda não estar completamente pronto, o projeto analisa várias fotos para capturar os principais traços faciais de alguém. Depois de tudo isso, basta inserir as duas imagens (a primeira e a última) para que ele faça o trabalho intermediário. Um dos problemas de seu estágio atual é a transição brusca entre as imagens, o que deve ser aprimorado para o lançamento da versão final do Photobios.
Uma ferramenta semelhante já foi implementada no Picasa – é o Face Movie. Isso acontece porque Rahul Garg, um dos envolvidos no projeto do Photobios, ajudou a desenvolver a ferramenta enquanto era estagiário da Google.
Abaixo, assista a um vídeo demonstrativo do novo aplicativo: