A Apple anunciou hoje (13) por meio de seu blog para desenvolvedores que, a partir de agora, a App Store permite a promoção de apps em “pré-venda”, bem ao estilo do que já acontece na Google Play desde maio de 2015. Com isso, desenvolvedores poderão criar páginas na loja de apps da Maçã antes mesmo de terminarem a produção do seu software e aproveitar a pré-venda para ir criando uma expectativa em volta do produto antes do lançamento.
O recurso é interessante para atrair interesse dos futuros usuários e, dependendo da situação financeira dos desenvolvedores, ajudar a arrecadar fundos mais cedo. Isso porque será possível realizar uma pré-venda com data de lançamento entre dois e 90 dias a partir da data de início.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Assim que seu app estiver liberado, os clientes serão notificados e terão o software automaticamente baixado
“Os clientes poderão ver a página do seu produto e encomendar seu app antes mesmo de ele ser liberado para download. Assim que seu app estiver liberado, os clientes serão notificados e terão o software automaticamente baixado em seus aparelhos”, diz a Apple em uma postagem oficial sobre o assunto.
Isso quer dizer que os usuários que se inscreverem na pré-venda de algum app, eles receberão uma notificação sobre a disponibilidade, mas não precisarão confirmar nenhum download, já que isso será feito de forma automática em até 24 horas depois do lançamento. A novidade vale para apps do iOS, macOS e tvOS.
O primeiro app a usar o recurso de pré-venda da App Store foi Super Mario Run, o que parece ter sido algum tipo de teste desse recurso. Agora, a possibilidade foi expandida para todas as desenvolvedoras como uma forma de oferecer mais possibilidades de marketing, permitindo aos desenvolvedores criarem material publicitário com o link da App Store embutido antes mesmo do lançamento.
Fontes