Anunciado no final de setembro, o Firefox Quantum finalmente começa a chegar aos usuários nesta terça-feira (14). A Mozilla fez algum alarde para apresentar a nova versão do seu navegador para o mundo, prometendo um software mais leve e mais rápido do que as suas versões anteriores.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Em teste há alguns meses, o navegador estreia hoje e começa a ser distribuído pelos canais oficiais da Mozilla. A ideia do Quantum é se aproveitar das arquiteturas mais modernas dos processadores, usufruindo de forma mais inteligente toda a potência oferecida pelos múltiplos núcleos das CPUs atuais.
A promessa da desenvolvedora é que o Firefox Quantum consuma 30% menos memória RAM e seja até duas vezes mais rápido do que as versões anteriores do navegador. Nos testes realizados em setembro, a Mozilla mostrou o quanto o novo browser pode ser rápido em comparação com o seu principal rival, o Chrome.
Firefox Quantum chega hoje como mais uma tentativa da Mozilla de reviver tempos gloriosos e enfrentar o Chrome de igual para igual.
Cara nova
Nem só de novos componentes vive o novo Firefox. O navegador lançado oficialmente hoje pela Mozilla também renova o visual do programa, com detalhes mais sutis e minimalistas. O estilo do Firefox o coloca como uma das mais belas e discretas opções da atualidade, algo essencial para um software que quer fazer do conteúdo acessado por seus usuários o grande protagonista da experiência.
O novo Firefox Quantum já está disponível para download neste link, ou então, por meio da atualização que chega automaticamente a todos os usuários do software.
Fontes