O iOS 11 trouxe consigo novidades para os iPhones, mas também um bug estranho. Muitas pessoas relatam a impossibilidade de digitar a letra “i”, isso porque ela gera uma falha e faz o sistema reconhecer o caractere como inválido. Ao tentar digitar o “i” sozinho, o iOS substitui a vogal por um ponto de exclamação seguido por um ponto de interrogação dentro de um quadrado.
De acordo com o The Guardian, isso acontece porque há um problema no sistema de previsão de texto. Ao digitar “i”, o sistema sugere a combinação de pontos de exclamação e interrogação, que são adicionados instantaneamente em substituição ao caractere, causando algum transtorno para os usuários de iPhone.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
This is a hilarious iOS 11 bug pic.twitter.com/TXFXbvgaqO
— Mike Murphy (@mcwm) 6 de novembro de 2017
Segundo o Apple Insider, o erro se origina da mistura entre o código Unicode 0049 (letra “i” maiúscula) e o código FF0F, chamado de variação selector-16. Essa variação é usada sempre que um alfabeto apresenta uma variante do nosso alfabeto, como os kanjis japoneses ou o alfabeto russo. Apesar da compreensão do que acontece, não se sabe ainda a razão do erro.
— Michael Ellis (@Michael_Ellis__) 6 de novembro de 2017
Solução
Até o momento sem uma correção “caseira”, a Apple sugere a seus usuários façam uma gambiarra por enquanto. A ideia é tentar substituir o atalho da tecla nas configurações do sistema, conforme relatado na página de suporte da empresa. Se isso não funcionar, você pode recorrer à instalação de outro teclado, como o Gboard (do Google).