É inegável como os programas de compactação de arquivos facilitam a nossa vida. Além de diminuir o peso do arquivo, fica muito mais fácil simplesmente baixar um compilado de arquivos no formato .ZIP ou .RAR do que realizar o download de cada um deles individualmente.
Outra característica interessante dos arquivos compactados é a segurança. Isso porque você também pode criar uma senha para eles, de modo que ficarão ainda mais protegidos contra usuários indevidos.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
E aí, se interessou? Então, veja no tutorial abaixo como colocar senhas nos arquivos tanto do Winrar quanto do 7-Zip.
WinRAR
- Encontre o arquivo que você deseja compactar e clique nele com o botão direito do mouse.
- No menu que aparecer, selecione a opção “Adicionar para arquivo”.
- Uma janela vai se abrir. Nela, clique em “definir senha”.
- Digite a senha desejada e, em seguida, clique em “Codificar nomes de arquivo”.
- Pronto!
Viu como é fácil? Caso você digite a senha errada, o WinRAR vai mostrar uma janela com um aviso de erro. Será necessário digitar a senha sempre que você for abrir o arquivo protegido.
7-Zip
O compactador 7-Zip funciona de forma semelhante ao WinRAR e está disponível para Linux e Windows. Você verá que os dois programas são tão parecidos que os nomes das opções são bem semelhantes. Vamos lá:
- Novamente, clique com o botão direito no arquivo que você precisa compactar.
- No menu que se abrir, selecione “Adicionar ao arquivo compactado”.
- Outra tela vai se abrir. Nela, digite a senha que será utilizada para extrair o arquivo.
- Selecione também a opção “Criptografar os nomes dos arquivos”, localizada no canto inferior direito da tela.
- Pronto!
E se eu quiser tirar a senha?
Por mais importante que seja deixar os arquivos protegidos, precisar sempre digitar uma senha pode ser algo um pouco incômodo. Para fugir disso, é preciso seguir alguns passos.
Primeiro, acesse normalmente o arquivo com a senha que você escolheu ou recebeu. Depois, selecione os arquivos que você quer extrair e, em seguida, clique no botão da barra superior chamado “Extrair para”. Selecione o local desejado e extraia o arquivo. Por fim, selecione todos os arquivos desejados e adicione-os para um novo arquivo compactado — e não se preocupe, pois não é preciso mexer nas opções de segurança.
Mesmo que não seja do jeito mais simples e prático, só assim é possível tirar a senha de um arquivo .RAR. Depois de adicionar a proteção ao arquivo, não é mais possível removê-la.
Categorias