Achava que estava totalmente protegido de ameaças e dos recentes, mas temidos, malwares para a mineração de Bitcoins? Pois é melhor pensar novamente. Novas descobertas feitas pela Trend Micro revelaram que alguns apps disponíveis na Google Play Store estão usando uma injeção de código para permitir que seus desenvolvedores possam lucrar minerando criptomoedas nos aparelhos de quem instalar os softwares.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Os softwares em questão podem ser conferidos na imagem abaixo, sendo estes um app de rosário e outro um para acumular descontos em lojas e serviços. Ambos utilizam um JavaScript Coinhive para ativar a mineração, e geraram em torno de 170 dólares em lucros para um dos desenvolvedores durante um período indeterminado, segundo as análises de algumas amostras da companhia.
A boa notícia é que, logo que os relatos sobre o assunto surgiram, a Google tratou de tirar os aplicativos do ar. Mesmo assim, isso fica como uma lembrança preocupante de que nossos smartphones nunca estão 100% protegidos – principalmente se você não tomar muito cuidado com o que baixa em seu dispositivo.
Fontes