Usar o smartphone para fazer contas — das mais rápidas até as mais complexas — é cada vez mais normal. E é ainda mais natural que o usuário confie no resultado exibido na tela. Mas o que fazer quando o aparelho simplesmente começa a errar os cálculos?
É o que tem acontecido com o app de Calculadora para o iOS 11. Já são dezenas de reclamações desde as versões Beta, especialmente nas somas. Aparentemente, operações simples, como 1+2+3, avisam que o resultado é 24 em vez de 6. Isso acontece quando a digitação na tela é rápida, algo comum em quem já tem prática com o aplicativo.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Confira abaixo um dos flagras:
Não, não está faltando estudo para os desenvolvedores: aparentemente, o problema está nas novas animações da Calculadora do iOS. A fração de segundo que leva para o botão ser iluminado e voltar para a cor original significa também um atraso no comando. Isso significa que contas feitas rápidas demais podem resultar em sinais matemáticos sendo ignorados — a conta da animação acima vira 1+23, por exemplo.
No caso de operações simples em que o resultado é quase óbvio, é possível perceber o erro e refazer a conta digitando devagar. Porém, quando muitos números estão envolvidos, pode ser que o usuário não perceba o bug atuando e acabe com uma conta mal feita nas mãos. Por isso, a solução é teclar devagar ou apelar para uma calculadora da App Store.
A Apple já está ciente do problema e deve corrigir a falha em uma futura atualização do iOS 11.
Fontes
Categorias