Depois de transformar seu app oficial de SMS em Android Mensagens, a Google encerrou o suporte para este tipo de mensagens no Hangouts e vem dando mais foco em produtos específicos (como Allo e Duo) em vez do tradicional tudo em um.
Agora, o Android Mensagens ganhou uma repaginada significativa e conta com diversas novidades interessantes que vão além da simples troca de SMS. O site Android Police vasculhou as entranhas da candidata a versão final do Android Mensagens 2.5 do app a fim de encontrar novidades o resultado foi bastante satisfatório.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Sem botão flutuante
Para iniciar a composição de uma nova mensagem, agora não há mais um botão flutuante com o sinal “+” presente no canto direito inferior da tela: esse botão foi parar na barra superior do app, ao lado dos ícones de busca e de menu.
Os chamados botões flutuantes de ação (FAB, na sigla em inglês) são típicos da Google e estão presentes em inúmeros de seus aplicativos mobile e até nas versões web do Docs, por exemplo. A mudança apresentada no Mensagens pode sugerir que eles estarão cada vez menos presentes nas próximas versões dos serviços oficiais da Gigante da Web.
Versão 2.4 (esquerda) e versão 2.5 do Android Mensagens.
De qualquer forma, o Android Police relata que muitas pessoas ainda continuaram a visualizar o FAB após a atualização, o que sugere também uma mudança gradativa implementada pela Google. Em breve, todos os usuários de Android deve perceber a alteração em seus dispositivos.
Suporte para pagamentos
A mudança gráfica é a mais fácil de perceber e, a partir agora, serão listadas as funções “ocultas” encontradas nos códigos do novo Mensagens. Uma delas é a possibilidade de enviar e receber dinheiro pelo app, o que o colocaria ao lado de outros serviços da empresa que já apresentam esse tipo de recurso, como Gmail, Google Wallet e, em breve, o Google Assistente.
Videochamadas e QR Code
Nas entranhas do novo Android Mensagens, o Android Police encontrou também referências a outros dois recursos interessantes. O primeiro deles é o suporte para videochamadas, mas é improvável que o aplicativo em si tenha uma estrutura própria para isso. O mais provável é que essa função seja um atalho rápido para abrir o Duo, o app de chamadas em vídeo da Google.
Outra novidade percebida nos códigos do Mensagens é um leitor de QR Code que pode ter diversas funções dentro do app — não há informações sobre o porque exatamente ele será utilizado. De qualquer forma, é possível escanear códigos e enviar os seus resultados por SMS para alguém.
A nova versão do Android Mensagens ainda não tem data prevista para ser lançada oficialmente.
Fontes