Se você ainda não se acostumou com os bots, prepare-se, pois eles serão cada vez mais populares. Uma das plataformas que mais aposta neles para o futuro, o Messenger acaba de ganhar a sua versão 2.1 e, com ela, a promessa de tornar ainda mais simples e acessível a interação com entre usuários humanos e robôs criados por empresas.
Isso porque a nova versão do mensageiro do Facebook foi desenvolvida com processamento de linguagem natural (NLP, na sigla em inglês) e garante um maior refinamento na relação com os bots. Essa tecnologia permite que o serviço identifique sete termos-chave de qualquer mensagem (hello, bye, thanks, date & time, location, amount of money, phone number, email e URL), oferecendo mais possibilidades aos desenvolvedores.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Outra novidade apresentada na nova versão do Messenger é a abertura para a colaboração multiaplicativos em uma mesma experiência. Chamado de protocolo de entrega, esse recurso dá ao desenvolvedor a chance de “criar múltiplas experiências com um único bot”, revela o Facebook. A companhia cita como exemplo de aplicação a transição suave de uma conversa com um atendente robô para outra com um atendente humano.
O sistema de pagamentos do novo Messenger 2.1 também ganhou retoques e promete uma experiência mais suave e natural, tanto para quem configura essa função em um bot quanto para o consumidor que vai realizar uma aquisição. Graças ao novo SDK lançado pelo Facebook hoje, devs podem implementar funções de pagamento em um único passo por meio do webview do mensageiro — vale lembrar que os pagamentos, ainda em fase Beta, funcionam apenas nos EUA.
Mais acessível
O acesso aos bots também foi facilitado, afinal o Facebook lançou nesta sexta-feira (28) cinco novos botões Call To Action (CTA), ou seja, botões para iniciar uma interação com um bot a partir de uma página. Administradores de página agora contam com as opções “Shop Now”, “Get Support”, “Get Updates”, “Play Now” e “Get Started”, novidades que podem servir para uma variedade imensa de temas e funções.
Por fim, o Messenger ganhou retoques na função de experiências multiplatformas, atualizou a API de customer matching, ganhou suporte para add-ons de chats em páginas de alcance globais e inclui ainda o envio de notificações para desenvolvedores sempre que seus bots violarem alguma política do Facebook.
Fontes