Tudo indica que o WhatsApp pode receber ótimas novidades tanto em sua versão para o Android quanto para o iOS. Embora cada uma delas funcione para um objetivo específico, ambas trabalham com o bom e velho recurso de Picture-in-Picture, permitindo que você continue sua conversa no app enquanto confere vídeos em um quadro menor.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Nos aparelhos com o sistema operacional da Apple, a ideia é que a função sirva para que os usuários assistam a clipes do YouTube sem sair do mensageiro – valorizando ainda mais os links da plataforma de vídeo da Google dentro do aplicativo. Nos dispositivos do robozinho verde, a ideia é dar uma encorpada nas cada vez mais tradicionais videochamadas.
WhatsApp beta for Android 2.17.265: as announced, WhatsApp now supports PiP for video calls on Android O (8.0)!
— WABetaInfo (@WABetaInfo) 19 de julho de 2017
Enabled by default! pic.twitter.com/bJqx8wykDw
Infelizmente, no caso do sistema da Gigante das Buscas, a ferramenta só vai funcionar em smartphones atualizados para o Android O – o que limita consideravelmente o número de usuários com acesso ao recurso. A boa notícia é que, caso você faça parte desse grupo seleto, já é possível brincar com a funcionalidade com a versão de testes do novo Android – liberada para desenvolvedores.
Assim como acontece na relação do WhatsApp com o YouTube no futuro update para o iOS, o PiP de ligações em vídeo para Android possibilita que a imagem do seu contato seja movida para um box pequeno que pode ser posicionado em qualquer canto da tela. Isso, claro, abre espaço para que o chat de texto continue sendo exibido no restante do espaço livre.
Fontes