A Cortana, assistente pessoal da Microsoft, é um programa nativo que acompanha os computadores com Windows 10. No início do seu lançamento, os usuários relataram certa dificuldade em desativar a ferramenta, mas hoje você pode fazer isso em poucas etapas.
Para começar, você precisa criar um sistema de restauração de um ponto.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Digite "executar" no Menu Iniciar para abrir a janela de comando. Em seguida, digite "regedit" e aperte "Enter".
Na janela que vai abrir, faça a sequência: HKEY_LOCAL_MACHINE > Software > Policies > Microsoft > Windows > Windows Search
Alguns usuários podem não encontrar a pasta "Windows Search"; se for o seu caso, faça o seguinte: clique com o botão direito na pasta "Windows", depois em "Novo" e em "Chave".
Nomeie a pasta como Windows Search e deixe-a selecionada. Ao lado direito da janela, onde está escrito "Nome", "Tipo" e "Dados", clique com o botão direito e, em seguida, em Novo > Valor DWORD (32 BITS).
Digite "PermitirCortana" como o nome do valor. Clique com o botão direito no valor que você acabou de criar e, depois, em "Modificar". Em "Dados do Valor", coloque "0".
Pronto! Basta reiniciar o computador, e a Cortana não estará mais ativa. Lembre-se que nenhum comando da assistente pessoal vai funcionar enquanto ela estiver desativada.
Caso você se arrependa, não se preocupe, pois ativá-la novamente também é fácil: siga as etapas acima e mude o valor para "1".