Quando o Instagram Stories foi lançado, no início de agosto, todo mundo criticou a ferramenta por ser, em essência, uma cópia do Snapchat, a rede social que permite há anos compartilhar momentos de forma efêmera com amigos e seguidores. Agora, entretanto, já tem gente dizendo que a nova ferramenta do Instagram está “matando lentamente” o Snapchat.
Snapchat is slowly dying... thanks to @instagram Direct. Round 2 with the new @messenger feature "Day" very soon pic.twitter.com/Rq8k7Shk8o
— Rudy Huyn (@RudyHuyn) 19 de outubro de 2016
Snapchat está morrendo lentamente... graças ao Instagram Direct (Stories?). Segundo Round com o novo Messenger Day em breve...
Nenhuma das empresas responsáveis pelos respectivos apps tem liberado dados de uso oficiais para fazermos uma comparação real aqui, mas é possível perceber através do Google Trends que o interesse no Snapchat tem caído sistematicamente desde que o Instagram Stories foi lançado.
Em poucos meses, já pode estar afetando a quantidade de buscas sobre o Snapchat
Essa novidade no Instagram chegou ao app no último dia 2 de agosto, e, em poucos meses, já pode estar afetando a quantidade de buscas sobre o Snapchat no Google. Isso pode não parecer importante em um primeiro momento, mas vale notar que muita gente faz pesquisas de apps no buscador dos seus smartphones em vez de ir direto para a Google Play. O Google não apenas traz o app com um botão para instalar entre os resultados, mas também mostra alguns itens que podem ser interessantes.
Na tabela que você confere, note que o último grande pico de buscas foi justamente no dia 3 de agosto, um dia depois do lançamento do Stories no Instagram. Desde então, o interesse no Snapchat caiu drasticamente para a seção que marca entre 75 e 50 pontos. Depois da liberação global da novidade no concorrente, o termo “Snapchat” só teve um pico de buscas acima dos 75. A tendência agora é que o termo eventualmente caia para a seção que vai de 25 a 50 pontos.
Alguns usuários das duas ferramentas ainda têm relatado uma diminuição da atividade de seus amigos no Snapchat e um aumento no Instagram Stories. Você também notou isso? Para piorar a situação, o Facebook Messenger começou a testar na Austrália recentemente o “Messenger Day”, que é basicamente mais um concorrente para o Snapchat, porém mais complexo e difícil de usar. Não se sabe, por enquanto, quando a novidade do Facebook será disponibilizada globalmente.
@RudyHuyn From my humble perspective in my limited social group, I've seen this fall in usage too. Why use two apps when you can use one?
— Fdruid (@Fdruid) 19 de outubro de 2016
Pela minha humild perspectiva em meu limitado grupo social, eu percebi essa queda em uso também. Por que usar dois apps quando você pode usar um só?
Mas quando for, será que será mais um baque para o Snapchat que, aparentemente, vem sofrendo com a concorrência contra o Instagram? Nos conte nos comentários quem você acha que vai vencer essa briga: Snapchat, Instagram Stories ou Messenger Day.
Fontes
Categorias