Eles pagam para você usar o serviço. (Fonte da imagem: Reprodução/Chad2Win)
Não é de hoje que os métodos publicitários surpreendem quem não é muito receptivo a propagandas invasivas. Entretanto, parece que uma empresa na Espanha encontrou uma forma de incentivar seus clientes a verem e clicar em propagandas sem que eles se irritem com isso. A fórmula? Um centavo por clique em anúncios enquanto se conversa através do Chad2Win.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Isso mesmo, os clientes espanhóis são pagos para usar o serviço de troca de mensagens instantâneas no smartphone. Ou seja, você conversa com os amigos gratuitamente e, ainda por cima, lucra alguns centavos enquanto é bombardeado com propaganda dos mais variados tipos.
O Chad2Win paga no máximo € 25 por mês para quem usa o serviço. Mas, para ganhar isso, o cliente precisa clicar em mais de 800 anúncios. Dessa forma, a maioria dos clientes consegue mensalmente algo entre € 5 e € 10 e passam o mês inteiro sem gastar com SMS.
O serviço está disponível apenas na Espanha, e empresas como Volkswagen e Panasonic já aderiram ao novo método publicitário. Fora isso, o Chad2Win é um novo golpe nos serviços de SMS tradicionais, que viram seu tráfego anual cair drasticamente com o advento de ferramentas como o WhatsApp, Viber e outros.
Para se ter uma ideia, a Reuters apurou que, em apenas um mês do ano passado, o WhatsApp conseguiu processar mais de 10 bilhões de mensagens, enquanto o serviço de SMS no mundo inteiro fez 21 bilhões de processos no mesmo período. Será que o Chad2Win também consegue essa façanha?
Fontes