Uma ferramenta praticamente indispensável hoje em dia é um smartphone; porém, a cada dia, novos modelos são lançados e o preço acompanha o aumento das funções. Uma maneira de não gastar muito dinheiro é comprando um aparelho usado, mas é preciso ter cuidado para não ser enganado. Observe as 5 dicas abaixo.
1. Nota fiscal
A primeira coisa que você deve pedir ao vendedor é a nota fiscal. Ela comprova que o smartphone pertence mesmo à pessoa que está te vendendo, portanto garante que o dispositivo não é roubado.
2. Sites confiáveis
Recorra a sites como o Mercado Livre e o eBay, pois eles permitem que o comprador devolva o produto caso não fique satisfeito. Evite as redes sociais, que não oferecem garantia alguma. O Facebook, por exemplo, até libera que os usuários anunciem produtos, porém a rede não participa da negociação, então você arcará com o prejuízo caso seja um golpe e não poderá recorrer a mais ninguém.
3. Aparelhos antigos
Não invista em aparelhos antigos. Eles podem ser mais baratos, mas não terão um bom desempenho. O uso dos celulares por muito tempo pode prejudicar a bateria, e as diversas atualizações dos sistemas operacionais deixam o dispositivo mais lento.
4. Desconfie do preço baixo
Se você acha uma promoção em que o aparelho custa a metade ou menos do preço de mercado, desconfie. Nenhum vendedor venderá um produto top de linha por preços tão populares. Muito provavelmente foram fruto de roubo ou são apenas réplicas — iguais somente no design externo. Fuja!
5. Aparelhos com defeito
Duas coisas comuns são: tela quebrada e bateria viciada. Se você achou um aparelho do seu interesse, mas que tenha algum desses defeitos, verifique antes da compra o preço do conserto. Mas não o faça com o vendedor. Às vezes, até o valor em uma assistência pode sair mais caro do que a economia que você deseja fazer.
Categorias