(Fonte da imagem: Reprodução/Engadget)
Como você e quase todo mundo já deve saber, não é de hoje que a China e a Google têm uma relação problemática, tanto que alguns dos produtos da Gigante de Mountain View foram bloqueados dentro do “país vermelho” no fim do ano passado.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Agora, um documento aprovado pelo ministro da Indústria e da Informação Tecnológica afirmou que a China está pronta para criar o seu próprio sistema operacional para dispositivos móveis. Além disso, o informativo aproveitou a oportunidade para elogiar empresas nacionais que trabalham com o desenvolvimento desse tipo de software, como a Baidu e Huawei.
A “inimizade” continua
Até o momento, a Google não tinha nada a ver com a história, mas o ministro chinês também acabou criticando a empresa. Segundo o político, o Android tem uma presença muito grande no mercado de smartphones, o que dá um poder de controle econômico enorme à gigante de Mountain View.
Ainda de acordo com as afirmações do ministro, a tecnologia do núcleo do Android e o mapeamento do software são fortemente controlados pela Google, por mais que o sistema operacional seja de código aberto. Isso dificulta a produção de softwares chineses, de forma que eles acabam sendo discriminados.
Categorias