(Fonte da imagem: Reprodução/Nota Bene)
O Kaspersky Lab anunciou na última terça-feira (16) que está trabalhando no desenvolvimento de um sistema operacional próprio. Porém, em vez de tentar competir com o Windows, OS X ou Linux, o novo software terá como único objetivo proteger de forma eficiente sistemas de controle industrial.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A novidade deverá fornecer proteção para plantas de transporte, utilidades de infraestrutura, sistemas de comunicação e outras aplicações que envolvam informações confidenciais ou potencialmente perigosas. Segundo a empresa, sua intenção é impedir que pessoas abusem da fragilidades dos sistemas existentes atualmente para provocar alguma espécie de dano.
Sistema blindado
Como exemplo, a Kaspersky cita o caso de um australiano que hackeou o sistema de controle de esgotos de Queensland após ter sido rejeitado em uma entrevista de trabalho, liberando uma verdadeira enchente na cidade. O objetivo da companhia é consertar as vulnerabilidades presentes nessa e em outras infraestruturas essenciais para o funcionamento das sociedades modernas.
(Fonte da imagem: Reprodução/Nota Bene)
O anúncio feito pela organização também esclarece que o novo sistema operacional não poderá ser usado para jogos, tampouco para “tagarelar em redes sociais”. A novidade deve impedir a execução de qualquer espécie de código que não pertença à própria plataforma, evitando assim a instalação de malwares ou invasões.
Até o momento, não foi definida uma data para o lançamento do novo produto, e tudo que se sabe é que a Kaspersky já está conversando com algumas empresas para iniciar os testes do software. Segundo a fabricante de antivírus, a nova plataforma vai estar disponível aos consumidores “quando estiver pronta”.
Fonte: Nota Bene
Categorias