Não dá para negar que muitos internautas curtem criticar absolutamente qualquer coisa que aconteça na sua rotina, mas discutir problemas em produtos e serviços é algo importante. Assim, não é de se estranhar que sites especializados no assunto se tornem ferramentas importantes para fazer as reclamações chegarem aos olhos certos. Para ajudar ainda mais, o Reclame Aqui lançou nesta semana uma plataforma exclusiva para que os consumidores possam registrar queixas a respeito de serviços públicos.
A ideia básica e tornar o processo de reclamar de órgãos do governo algo tão fácil como se comunicar com as empresas através da página do Reclame Aqui. “Nós pretendemos estimular uma corrente de mobilização dos cidadãos e, a partir daí, que os governos se vejam obrigados a dar respostas rápidas aos problemas, como diversas empresas do setor já fazem com agilidade e eficiência”, afirma Maurício Vargas, presidente da empresa, no comunicado oficial de lançamento do projeto de Cidadania Transparente.
Para garantir que tudo ocorra corretamente, é preciso que acessar o portal criado especialmente para ajudar o cidadão brasileiro e fazer um cadastro com suas informações ou logar com seu perfil no Facebook. Uma vez no sistema, basta fazer a busca pelo órgão responsável por determinado serviço ou fazer uma procura por estado. Os passos seguintes pedem que você selecione exatamente o tipo de problema, com espaço suficiente para detalhar o acontecido, podendo inclusive adicionar links e imagens que ajudem a ilustrar o caso.
A partir daí, as mensagens postadas são encaminhadas para os setores indicados, que escolhem por responder ou não o cidadão. Conforme a nova plataforma for se popularizando e gerando um volume de dados satisfatório, o plano do site é fazer análises apuradas do que acontece nas cidades. “Esta avaliação será medida a partir de diversos fatores, para saber o índice de satisfação do cidadão com a cidade em que vive. Vamos verificar um resultado simples: você está feliz com a sua cidade?”, explica Vargas.
Força nos números
Diferentemente de páginas de petição online, que costumam não surtir o efeito esperado, o Reclame Aqui tem um público numeroso e ávido por soluções: são 12 milhões de acessos mensais e cerca de 25 mil mensagens postadas todos os dias. Isso pressionou muitas empresas a levar o serviço e as reclamações dos clientes a sério, e se isso se transferir para o setor público, tende a ser uma bela ajuda para a população.
Apesar do assunto sério, o site se apoiou no humor para criar uma campanha que chamasse atenção do público. Para isso, foi criado um vídeo de divulgação que utilizou as imagens disponibilizadas recentemente pelo ator Jean-Claude Van Damme – e você pode conferir a “superprodução” no começo da matéria.
Além do portal, a nova plataforma também pode ser acessada pelo aplicativo do Reclame Aqui para celulares, em versões atualizadas para aparelhos com iOS e Android.
Fontes