Foi oficializada pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais de São Paulo, neste último sábado (16), a informação de que em até um ano todos os mais de 8 mil cartórios do país estejam integrados e ofereçam os serviços de emissão de documentos pela web. O sistema usado é chamado de Central Nacional de Informações do Registro Civil (CRC Nacional) e permitirá que o cidadão solicite certidões eletrônicas sem precisar ir fisicamente a um cartório.
O serviço já funciona no estado de São Paulo desde 2013 e agora conta com a integração dos cartórios de Santa Catarina, Espírito Santo e Acre no CRC Nacional. Basta acessar o Portal Oficial dos Cartórios, fazer a requisição de certidões de nascimento, casamento ou óbito e pagar o boleto. Os documentos têm a mesma validade dos papéis registrados em cartório, podendo ser enviados por email, retirados no cartório mais próximo ou enviados por Correio, caso haja a necessidade.
Além de facilitar a vida do usuário, que não precisa mais enfrentar filas ou recorrer a despachantes, o sistema espera reduzir a burocracia em processos legais, consultas de benefícios e solicitações de certidões por parte do poder público. Será o fim da necessidade de levar cópias e mais cópias de documentos na hora de se cadastrar em concursos ou vestibulares?
Fontes
Categorias