Protótipo do Electric Potential Integrated Circuit (Fonte da imagem: Divulgação Pessey Semiconductors)
A Pessey Semiconductor, uma empresa britânica especializada em equipamentos médicos, desenvolveu um novo tipo de eletrocardiograma que pode fazer a leitura dos batimentos cardíacos sem o inconveniente de se ter vários fios plugados a sensores ao redor do tórax nu.
O EPIC (Electric Potential Integrated Circuit), como é chamado, atua como um voltímetro extremamente sensível, capaz de detectar e isolar as flutuações no campo elétrico do corpo usando apenas dois terminais, diferente dos eletrocardiogramas convencionais que precisam usar sete eletrodos ou mais que ficam presos ao corpo com um gel especial.
Além disso, o novo sistema pode ser limpo e reutilizado rapidamente, sem a necessidade de partes descartáveis. A atual versão de EPIC já está em fase de distribuição em hospitais da Europa. A Pessey acredita que melhoras no sistema podem permitir que o monitoramento seja feito à distancia, tornando-o ideal para ser usado como uma ferramenta de busca e até como mais um sensor para video games.