Se você costuma utilizar o Google Chrome e configurou o navegador para salvar suas senhas de sites e serviços, então saiba que não precisa mais usar algum serviço diferente para poder encontrá-las quando estiver usando um browser diferente. Acessando a página de Senhas salvas (clique aqui) da Gigante das Buscas, você pode utilizar o Firefox, IE, Edge, Opera e qualquer outro programa do tipo para ver suas informações guardadas.
O recurso não é algo exatamente novo, mas passou despercebido para um grande número de usuários. O lado negativo dessa função é que qualquer pessoa que por acaso tenha acesso à sua conta da Google também descobrirá seu login em qualquer página ou serviço que você tenha deixado salvo. Caso essa possibilidade incomode você, basta usar uma das duas opções a seguir:
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
1 – Desative o registro de senhas
No Chrome, clique no botão com três linhas ao lado da barra de endereço e selecione “Configurações”. No final da página, clique em “Mostrar configurações avançadas...”, desça até “Senhas e formulários” e desmarque a caixa ao lado de “Oferecer para salvar suas senhas na Web”. Por via das dúvidas, entre em “Gerenciar senhas” e clique no X ao lado das que foram gravadas para que sejam apagadas.
Galeria 1
2 – Ative a encriptação de sincronização
Caso você utilize essa opção, o Chrome vai continuar guardando seus códigos de acesso, mas eles não estarão mais visíveis na página Senhas salvas. Para isso, siga os mesmos passos acima para entrar em “Configurações” e clique em “Configurações de sincronização avançadas”. Na nova janela, selecione “Criptografar todos os dados sincronizados com sua senha de sincronização”. Crie um código novo e fácil de lembrar e aperte o botão “OK”.
Pronto! Dessa forma a página da sua conta da Google não vai mais mostrar seus dados salvos. Caso você queira reverter a situação, é só voltar para o quadro de “Configurações de sincronização avançadas” e selecionar “Criptografar senhas sincronizadas com suas credenciais do Google”.
Você sabia que é possível ver as senhas salvas pelo seu Chrome em qualquer navegador e aparelho ligado à internet? Comente no Fórum do TecMundo
Categorias