(Fonte da imagem: Reprodução/Technology Review)
Durante a Defcon 2011, Itzhak ‘zuk’ Avraham demonstrou um aplicativo que permitia que até mesmo usuários inexperientes com o Android pudessem usar aparelhos com o sistema para explorar vulnerabilidades em computadores. Três anos depois, junto à companhia Zimperium, o hacker white hat lança um software cujo objetivo é ajudar pessoas a descobrir se seus smartphones estão sujeitos a malwares e ataques de pessoas mal-intencionadas.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O programa, conhecido como zIPS, utiliza uma tática diferente da dos antivírus convencionais para proteger aparelhos eletrônicos. Em vez de avaliar listas de downloads e conteúdos de sites, o software se mostra capaz de aprender como é o funcionamento normal de um aparelho, detectando mudanças que indiquem que há algo de errado com ele.
Segundo o desenvolvedor, o aplicativo é até mesmo capaz de identificar programas aparentemente benignos que passam a baixar e instalar códigos maliciosos após determinado tempo de uso. Disponível atualmente somente para clientes empresariais, a solução de segurança deve ser disponibilizada em breve para consumidores comuns e há a previsão de que ela também deva chegar ao iOS e a outros dispositivos conectados, embora uma data para isso acontecer não tenha sido firmada.
Fontes
Categorias