Mais de 8 mil celulares recuperados: a Operação Big Mobile da Polícia Civil

1 min de leitura
Imagem de: Mais de 8 mil celulares recuperados: a Operação Big Mobile da Polícia Civil

A Polícia Civil de São Paulo apreendeu mais de oito mil celulares nos últimos dias durante a Operação Big Mobile. As autoridades realizaram o trabalho contra uma central do crime que revendia smartphones roubados ou furtados na cidade.

No total, foram 8.389 aparelhos recolhidos em dois dias de operação. As autoridades prenderam em flagrante 32 pessoas e apreenderam os dispositivos principalmente em estabelecimentos e pontos de conserto no centro de São Paulo.

Para chegar aos alvos, a Polícia Civil utilizou dados entregues pelas próprias vítimas em BOs (boletins de ocorrência), ressaltando a importância de realizar o registro após um crime de roubo ou furto — os boletins exibiam, principalmente, o último ponto de localização dos smartphones. Cerca de 500 policiais participaram da Big Mobile.

Segundo O Globo, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) alertou que irá realizar uma força-tarefa para identificar os donos dos dispositivos e devolvê-los.

fotoFonte: Divulgação

Não é só a revenda

O diretor-geral da Polícia Civil, Artur Dian, afirmou ao veículo que é necessário também entender se os smartphones foram utilizados em golpes virtuais após os roubos. 

De acordo com Dian, o levantamento realizado até o momento “não restringe a possibilidade de outros inquéritos serem abertos para tratar de organizações criminosas, porque isso pode ser uma teia grande. A gente vai aumentar a abrangência dessa operação”.

Sobre a importância dos BOs, o diretor adicionou que “aquela vítima que fez o boletim de ocorrência e tem notícia da localização desse aparelho, faça essa comunicação, porque é através dessa parceria que a gente conseguiu trabalhar de uma forma, com a inteligência da Polícia Civil e, através desses locais apontados, nós tivemos a ideia de deflagrar essa operação”.

Dados do governo de SP indicam que cerca de 328 mil dispositivos foram furtados ou roubados entre janeiro e novembro de 2024, uma queda de 24% se comparado ao mesmo período de 2023.

 

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.