A operadora britânica O2 criou uma nova campanha que ao mesmo tempo age como marketing e utilidade pública. O projeto é um chatbot que engana golpistas e aumenta a conscientização da sociedade sobre fraudes, em especial aquelas envolvendo engenharia social ao telefone.
A campanha envolve a criação de uma inteligência artificial (IA) que personifica com voz e forma de falar uma senhorinha britânica — perfil visto como vítima em potencial por vários desses criminosos.
A plataforma é programada para nunca cair nesse tipo de golpe e apenas enrolar os bandidos na chamada, para que eles percam tempo e tenham menos oportunidades de ligar para pessoas de verdade. Ela aguarda a fala da pessoa do outro lado da linha para gerar quase em tempo real uma resposta, que geralmente é uma dúvida básica ou pedido para o cibercriminoso repetir a orientação.
Chamada de Daisy, a IA foi treinada usando conteúdos verídicos antifraude para ter respostas perfeitas para gerar uma voz artificialmente que responde os bandidos com dúvidas e dificuldades.
Uma IA contra o crime
Segundo a O2, em testes demonstrativos com pessoas de verdade ela já conseguiu ficar cerca de 40 minutos com cibercriminosos, que achavam que do outro lado da linha estava uma idosa vulnerável prestes a virar vítima.
A campanha ainda ajuda a divulgar para o público local quais são as táticas mais usadas nesse tipo de golpe, como ser uma falsa central de atendimento de um banco, por exemplo.
Fora o uso da Daisy, a O2 implementou para os clientes novos filtros de spam usando IA e identificadores de chamada que bloqueiam antecipadamente chamadas que são suspeitas de fraude ou de números já usados por golpistas.
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