Os aplicativos da Kaspersky não estão disponíveis na loja oficial do Android em vários países, incluindo o Brasil, conforme destacou o BleepingComputer na última sexta-feira (4). A indisponibilidade na Play Store acontece em meio ao banimento da empresa de cibersegurança nos Estados Unidos.
Alegando “riscos à segurança nacional”, o Departamento de Comércio dos Estados Unidos determinou a proibição dos softwares da companhia sediada na Rússia em todo o país. Segundo as autoridades locais, há a suspeita de coleta de dados pelos programas da Kaspersky, supostamente facilitando a espionagem dos usuários.
Os apps da Kaspersky também ficaram indisponíveis na Play Store brasileira. (Imagem: Google Play Store/Reprodução)Fonte: Google Play Store/Reprodução
Como o banimento foi aplicado somente nos EUA, os apps deveriam estar indisponíveis apenas por lá. Mas de acordo com a publicação, o Google removeu os apps da marca em outras localidades, além de ter desativado as contas dos desenvolvedores da empresa russa.
Pesquisando na Play Store do Brasil, o TecMundo não encontrou nenhum app da Kaspersky, com a loja apresentando apenas programas similares de outras marcas. A situação é diferente na App Store, já que os apps de antivírus, VPN e outros serviços da empresa continuam disponíveis para download no iOS.
Caso em investigação
Em um fórum oficial, a empresa russa afirmou estar ciente do problema e disse que investiga as causas da remoção de seus apps da Play Store. Ela também comentou que busca uma solução junto ao Google para garantir a disponibilidade dos seus serviços aos usuários do Android.
A Kaspersky sugeriu aos usuários do sistema operacional da gigante das buscas que instalem os apps a partir de fontes alternativas, como a Galaxy Store para dispositivos da Samsung, a Xiaomi GetApps e a Huawei AppGalery. Há, ainda, as versões APK dos programas no site oficial da marca.
O Google confirmou à reportagem que o banimento dos apps da Kaspersky na Play Store teve como motivação as restrições impostas pelo governo dos EUA, mas não comentou sobre o bloqueio em outros países.
Outro lado
Em nota enviada ao TecMundo, a Kaspersky se posicionou sobre o assunto. Dentre outras coisas, a marca defendeu que a retirada do app da Play Store em outras partes do mundo fora dos EUA foi uma "interpretação exagerada das restrições".
Além disso, a empresa de cibersegurança informou que o serviço segue disponível em lojas virtuais como a Galaxy Store e Huawei AppGallery. Confira, abaixo, o posicionamento completo da marca:
"A Kaspersky foi informada recentemente pela loja Google Play que sua conta de desenvolvedor foi encerrada e seus produtos removidos da plataforma.
A decisão do Google se refere as ações recentes do governo dos EUA que restringiu a distribuição e venda de produtos Kaspersky nos Estados Unidos após 29 de setembro. Embora essas restrições não tenham impacto legal fora dos EUA, o Google decidiu unilateralmente remover os apps da loja Google Play antes de 29 de setembro, privando usuários em todo o mundo do acesso às soluções Kaspersky.
A empresa acredita que a decisão do Google se baseia em uma interpretação exagerada das restrições dos EUA, que não está sustentada por uma confirmação do Departamento de Comércio dos EUA – uma vez que as medidas restritivas não proíbem a venda ou distribuição de produtos e serviços da Kaspersky fora do país. A Kaspersky também comunicou esse entendimento ao Departamento de Comércio dos EUA, e espera receber orientações adicionais em breve.
A Kaspersky continua comprometida em proteger o mundo contra ciberameaças, e os usuários ainda podem baixar os produtos Kaspersky em outras lojas oficiais, como Galaxy Store (Samsung), Huawei AppGallery, Xiaomi GetApps e outras. A gama de produtos Kaspersky disponíveis para Android é a mesma em todas as lojas".
*Matéria atualizada em 08/10/2024, às 07:30, com a nota da Kaspersky.
Fontes
Categorias