Android vai restringir instalação de apps de fontes alternativas na Índia

2 min de leitura
Imagem de: Android vai restringir instalação de apps de fontes alternativas na Índia
Imagem: GettyImages

O Google vai aplicar restrições mais rígidas para o download de apps de fora da Play Store na Índia. Anunciada na última quinta-feira (03), a medida é parte de um pacote de soluções para mitigar a ocorrência de fraudes no país.

Recentemente, fraudes e golpes se tornaram um problema ainda mais recorrente na Índia. Um dos métodos para proliferação dessas ameaças é por aplicativos baixados no celular, por vezes carregados de malware.

As restrições sobre sideloading fazem parte de um piloto exclusivo da Índia. A solução vai analisar e bloquear tentativas de baixar aplicativos a partir do navegador do celular, mensageiros ou gerenciadores de arquivos, mas só se o app em questão solicita permissões invasivas demais, como acesso às mensagens SMS, notificações e ferramentas de acessibilidade.

O Google vai bloquear a instalação de aplicativos a partir de fontes alternativas no Android, mas só na Índia. (Imagem: Google/Reprodução)O Google vai bloquear a instalação de aplicativos a partir de fontes alternativas no Android, mas só na Índia. (Imagem: Google/Reprodução)Fonte:  Google/Reprodução 

Com a capacidade de visualizar SMS e notificações, apps maliciosos podem captar informações sensíveis do usuário, como códigos de autenticação de dois fatores. O acesso às ferramentas de acessibilidade expõe o dispositivo a vários meios de violações de privacidade.

Segundo o Google, essa proteção aprimorada vai inspecionar as permissões solicitadas pelos aplicativos em tempo real, tentando captar solicitações de recursos comumente utilizados por golpistas.

Se um app é detectado como uma possível ameaça, a instalação é bloqueada no momento da instalação. Um aviso aparece na tela do usuário informando sobre o impedimento.

Segundo o Google, 95% das instalações suspeitas vêm das fontes restritas pela iniciativa. (Imagem: Getty Images)Segundo o Google, 95% das instalações suspeitas vêm das fontes restritas pela iniciativa. (Imagem: Getty Images)Fonte:  GettyImages 

De toda forma, esse não é o fim do sideloading no Android na Índia, porém. Ao que parece, a iniciativa do Google não vai impedir o download de aplicativos a partir de arquivos transferidos manualmente ou instalações de lojas de apps alternativas.

Por que restringir o sideloading?

"Sideloading" é como ficou conhecida a prática de baixar e instalar aplicativos a partir de métodos alternativos além da plataforma oficial da detentora do sistema. Se você baixa um programa no Android fora da Play Store, está fazendo sideloading.

A liberdade para instalar aplicativos de fontes alternativas é uma das características mais importantes do Android, e uma das diferenças mais significativas em comparação ao iOS da Apple.

Contudo, essa liberdade também expõe o usuário a riscos, e é por isso que o Google decidiu restringir essa capacidade na Índia. Segundo a empresa, o 95% dos casos de instalações suspeitas acontece por apps baixados de fontes não confiáveis — principalmente, navegador e mensageiros.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.