Disney é hackeada e tem mais de 1 TB de arquivos vazados

2 min de leitura
Imagem de: Disney é hackeada e tem mais de 1 TB de arquivos vazados
Imagem: GettyImages

Um grupo cibercriminoso alega ter obtido cerca de 1 TB de dados internos da Disney. As informações vazadas supostamente incluem credenciais, código de projetos, imagens e informações de projetos ainda não lançados.

No X (antigo Twitter), o grupo situado na Rússia Nullbulge assumiu a autoria do ataque. Os invasores alegam ter invadido as conversas do Slack da Disney em 12 de julho a partir de um computador comprometido de um funcionário da empresa.

De acordo com o grupo, o vazamento contém 1,1 TB de arquivos. Seriam informações e histórico de conversas de mais de 10 mil canais do Slack usados pela Disney.

"A Disney teve todo o seu Slack de desenvolvedores vazado. [São] 1,1 TB de arquivos e chats. Nós baixamos e empacotamos tudo que encontramos. Quer ver o que acontece nos bastidores? Vá pegar", disse o grupo em publicação no X.

O veículo Wall Street Journal apurou que o arquivo contém conversas internas da Disney sobre desenvolvimento de software, recrutamento de profissionais, manutenção de sites e mais detalhes datados desde 2019. O site Eurogamer também menciona que há citações a colaborações em jogos e títulos não anunciados.

O objetivo do grupo Nullbulge é defender os direitos de artistas e pagamentos justos. É interessante notar que a organização, que se posiciona como hackativista, atacou a Disney por discordar de seus contratos e sua abordagem com inteligência artificial, segundo e-mail enviado para a imprensa.

Ao site WSJ, a Disney afirmou estar investigando o caso.

A polêmica com inteligência artificial

O uso de inteligência artificial generativa e o receio de que as ferramentas podem substituir profissionais são questões sensíveis na indústria do entretenimento. Esse foi um dos pontos mais importantes na negociação para o fim da greve de roteiristas do ano passado.

Ainda que roteiristas, atores e outros profissionais ainda tenham espaço no mercado, IA já está presente no segmento de diferentes formas. A abertura da série Invasão Secreta é montada com imagens geradas por IA, por exemplo.

Além disso, há um longo debate acerca da violação de direitos autorais para o treinamento de IA. Até hoje, é discutido como esses modelos se apropriaram de projetos reais sem compensar os artistas originais.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.