EUA arrebentam fazenda de bots com IA da Rússia

1 min de leitura
Imagem de: EUA arrebentam fazenda de bots com IA da Rússia

Os Estados Unidos, por meio do Departamento de Justiça (DOJ), derrubaram cerca de mil contas no X que eram supostamente controladas por uma fazenda de bots da Rússia. Segundo as informações compartilhadas pelas autoridades, o trabalho malicioso era gerenciado por inteligência artificial para disseminar notícias falsas e desinformação.

Entre os envolvidos na concepção da campanha maliciosa, de acordo com o DOJ, estão o editor-chefe adjunto do Russia Today (RT) e um agente do Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB).

Notícias falsas sobre: EUA, Polônia, Alemanha, Holanda, Espanha, Ucrânia e Israel

A plataforma de IA Meliorator seria a utilizada para gerenciar a fazenda de bots, que atuava no X, antigo Twitter, desde 2022. Os bots eram desenvolvidos como contas autênticas de países diferentes para ampliar as narrativas pró-Rússia, afirma o DOJ.

As notícias com informações falsas que circularam impulsionadas tanto pela fazenda quanto pelo próprio RT envolviam pautas de países como EUA, Polônia, Alemanha, Holanda, Espanha, Ucrânia e Israel.

“A Rússia pretendia usar a fazenda de bots para disseminar desinformação gerada por IA e para minar os nossos parceiros na Ucrânia e influenciar narrativas geopolíticas favoráveis ao governo russo”, comentou o DOJ.

Todos os detalhes técnicos, descritos pelo FBI e DOJ, podem ser acompanhados no aquivo PDF linkado aqui.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.