O BBB24 começou, e uma das maiores novidades desta edição é justamente a mecânica de votação que elimina os participantes. Este ano, tem-se o famoso "Voto Único" – ou seja, apenas um voto por pessoa. E para ter esse controle, o site oficial do programa exige o envio do seu CPF para validação.
Entretanto, o envio do CPF ainda é um meio polêmico, já que é um documento muito importante para ser repassado. Seja no site do BBB24 ou em lojas virtuais, é preciso ficar atento ao revelar essa informação. Afinal, ela pode cair nas mãos de criminosos e você pode ser vítima de uma série de golpes. Acompanhe!
É seguro colocar o seu CPF na hora de votar no BBB24?
Antes de mais nada, é preciso explicar que o uso do CPF no site oficial do Big Brother Brasil 24 é só para identificação. Ou seja, é uma garantia de que o indivíduo só pode votar no participante apenas uma vez.
Para isso, o envio do Cadastro de Pessoa Física é apenas para contabilização do voto, dessa forma o envio dos números contidos no documento se torna seguro. Ainda mais ao analisar o contexto e o site que está "pedindo" essa informação, a Globo.
Votação do BBB24 exige CPF para contabilizar "Voto Único"Fonte: Gshow
A medida foi tomada este ano devido a polêmicas em edições passadas, onde muitos espectadores alegaram que familiares e amigos de alguns participantes do BBB estavam utilizando mecanismos automatizados para ampliar a votação.
Embora não tenha sido comprovado tal ato, a emissora Globo achou melhor optar por mudar a mecânica desta edição para não haver mais dúvidas.
Por que alguns sites exigem o CPF?
Assim como o site do BBB, outros portais também exigem o envio do CPF para fazer a autenticação do usuário. Em sites governamentais, por exemplo, ele é o principal meio para identificar o usuário, afinal é através dele que você fará pedidos como segunda via de documentos e outras solicitações.
Já os sites de compras virtuais, exigem o CPF como uma autenticação para proteger o estabelecimento de golpes. Isso porque, caso ocorra alguma fraude no pagamento, entrega ou até mesmo nas vendas, é por meio dele que os órgãos judiciais irão notificar o golpe ao usuário.
O cadastro no Site Oficial do Governo é feito pelo seu CPFFonte: Reprodução / TecMundo
Como saber se o site é confiável para enviar meu CPF?
Em primeiro, lugar é preciso ter confiança no site onde você fará o envio. Por exemplo, no caso de um cadastro em uma loja, é preciso saber a sua procedência. Para isso, você pode consultar portais como o Reclame Aqui, ou a própria avaliação do Google, para conferir a avaliação de outros usuários, e assim saber se você está entrando em um comércio virtual que é uma fachada para um crime.
Já em sites com outras temáticas, como fóruns, sites de vídeos, games online, etc, o envio do CPF não é necessário. Na maioria dos casos, apenas um e-mail de cadastro é exigido para que ele também sirva de login.
Sites de jogos ou vídeo online não precisam de CPF para cadastroFonte: GettyImages
Por fim, é sempre importante ressaltar para que não envie seu CPF por e-mail para nenhum site ou remetente desconhecido. Isso porque não há nenhum procedimento que exige o envio deste dado por mensagem.
O que pode acontecer com o envio do meu CPF para sites ilegais?
O principal golpe nestes casos é o de crediário ou outros cadastros através do seu CPF. Neles, o golpista utiliza seus dados e se passa por você para fazer compras, ou até mesmo pedir empréstimos bancários, com ele, seu nome completo e outras informações.
Caso você descubra que tenha sofrido algum golpe, vá até a delegacia de polícia mais próxima e faça um BO (Boletim de Ocorrência), ou acesse o site da Polícia Civil de seu estado e faça um BO Online comunicando tudo o que aconteceu.
Você pode fazer um Boletim de Ocorrência Online no site da Polícia Civil de seu estadoFonte: Reprodução / TecMundo
Agora que você já ficou mais informado, tome muito cuidado na hora de informar o seu CPF na internet.
E você, ficou com alguma dúvida? Conte para a gente em nossas redes sociais e até a próxima!
Categorias