Começando do começo, VPN é uma sigla para a expressão “Virtual Private Network” – que, em bom português, significa rede privada virtual. Ou seja, muita gente que trabalha com dados na internet e quer mantê-los protegidos opta por usar uma conexão VPN.
Basicamente, o que uma VPN faz é ocultar o endereço IP da máquina, redirecionando o usuário para um servidor remoto, e criptografar seus dados. Assim, não há a possibilidade de que informações sejam capturadas. É como se a conexão VPN transformasse seus dados em “rabiscos” que não podem mais ser lidos por alguém que quisesse roubá-los.
O uso desse mecanismo é recomendado para aumentar o nível de segurança que você tem quando está online. Assim, qualquer hacker ou outro tipo de cibercriminoso que consiga capturar os seus dados nunca vai conseguir decifrá-los. E isso tudo acontece mesmo quando você está navegando em redes públicas, como em Wi-Fi aberto.
Quer saber mais sobre essa tecnologia? Confira 3 mitos e 3 verdades sobre VPNs.
Mito 1: VPN serve apenas para quem quer praticar algo ilícito
(Fonte: GettyImages/Reprodução)
Muita gente ainda pensa que as conexões VPNs são usadas apenas por alguém que quer realizar alguma atividade proibida ou criminosa. Mas esta é uma visão limitada. Hoje, muitas empresas usam VPNs para proporcionar maior segurança aos funcionários. E mesmo o uso caseiro pode ser recomendado para quem quer aumentar a proteção daquilo que faz na rede.
Mito 2: quem não “esconde” nada não precisa de VPN
(Fonte: GettyImages/Reprodução)
Aqui temos uma ideia pré-concebida (dentro da lógica do “quem não deve, não teme”) que é essencialmente falha. Precisamos lembrar que hoje vivemos num tempo em que os nossos dados valem ouro: eles são utilizados por grandes empresas para direcionar os produtos que mais estamos propensos a comprar, por exemplo.
Por isso, a privacidade se tornou um assunto sério, de fundo social, mas também econômico. Investir em proteção de dados pode significar também economizar no fim do mês, já que menos "tentações" chegarão até você.
Mito 3: Utilizar VPN deixa a navegação mais lenta
(Fonte: GettyImages/Reprodução)
Na verdade, isso é parcialmente real, pois depende muito do serviço que você está usando. Quando você entra em uma VPN por meio de um serviço gratuito, há menos recursos disponíveis para proteger a qualidade de sua conexão, e a internet pode sim ficar mais lenta. Por isso, o ideal é sempre investir em serviços de qualidade.
Verdade 1: A VPN pode facilitar o acesso a certos conteúdos
(Fonte: GettyImages/Reprodução)
Algumas plataformas de streaming e sites de vídeo oferecem conteúdos que ficam restritos a determinadas regiões do país. Por isso, quando acessados por meio de um servidor local, é possível que você não consiga assistir a certos materiais.
Isso acontece porque o seu servidor consegue determinar sua localização — o que não ocorre quando você está em uma VPN, na qual você consegue conectar em um servidor de outro país.
- Veja também: Mitos e verdade: a guia ânonima proteje seu celular?
Verdade 2: As compras ficam mais seguras com o acesso por VPN
(Fonte: GettyImages/Reprodução)
Se você tem o hábito de fazer muitas compras online, investir em uma conexão VPN pode ser muito vantajoso. Isto porque toda vez que você colocar dados bancários (como o número de um cartão de crédito) em algum site, eles serão criptografados, evitando que algum hacker ou outro tipo de invasor possa clonar essa informação.
Verdade 3: A VPN melhora o seu catálogo de streaming
(Fonte: GettyImages/Reprodução)
Lembra que comentamos sobre o acesso a conteúdos regionais? A lógica aqui é a mesma. Se você curte assistir a muita coisa nos serviços de streaming, o uso de uma VPN pode trazer grandes benefícios. Isto porque, ao mudar a sua localização digital, é bastante provável que sua plataforma favorita disponibilize um catálogo diferente do que é ofertado aos assinantes aqui no Brasil.
Conheça o Kaspersky VPN Secure Connection
Se você quer investir neste tipo de serviço e garantir mais segurança para você, sua família ou seus funcionários, uma opção interessante é o VPN da Kapersky, marca que é líder global no ramo da cibersegurança.
O Kaspersky VPN Secure Connection disponibiliza o acesso a servidores muito mais rápidos do que os usados pelos concorrentes. Este diferencial se dá porque a Kapersky usa uma combinação de protocolos avançados — que, além da velocidade, proporcionam também uma maior segurança na transferência de dados.
Clique aqui e saiba mais deste serviço de VPN que só a Kapersky consegue oferecer para os seus clientes.