A portabilidade numérica, recurso que permite aos usuários de telefonia móvel manterem os seus números ao trocarem de operadora, contará, a partir do dia 24 de abril, com mais uma etapa: a de confirmação via SMS.
De acordo com um comunicado da Anatel nesta quinta-feira (20), a mudança começará pelos usuários pessoas físicas do DDD 64, utilizado em algumas cidades do estado de Goiás, mas será expandida gradualmente a outras localidades.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O serviço de portabilidade numérica já existe no Brasil desde 2008, e deve ser solicitado diretamente pelo próprio usuário. Tão logo ele solicita a transferência junto à nova operadora de serviços de telecomunicações, a portabilidade deve ser efetivada em três dia úteis, ou depois disso, caso o usuário solicite uma prorrogação do prazo.
Como funcionará a portabilidade com confirmação por SMS?
A Anatel afirma que a confirmação por SMS tornará a portabilidade mais segura.Fonte: GettyImages
Com a nova etapa, o cliente que pedir a portabilidade de seu número de celular irá receber uma mensagem informativa na tela do seu dispositivo e uma mensagem de texto para confirmar o pedido de mudança de operadora. Esse SMS deverá ser respondido em até 30 minutos para que a portabilidade seja efetivada.
Se o cliente não responder à mensagem nesse prazo, o processo de portabilidade é interrompido. Para retomá-lo, o consumidor deverá entrar em contato com a operadora para a qual solicitou a portabilidade, e pedir o envio de uma nova mensagem via SMS para confirmação.
Mesmo se responder "SIM" ao SMS de confirmação, o cliente ainda poderá desistir de fazer a portabilidade. Para isso, é necessário ligar para o atendimento da operadora para a qual solicitou a portabilidade, e pedir, até um dia útil antes da data prevista para a migração, que todo o processo seja cancelado.
Categorias