Preparando-se para a Black Friday (25), o Nubank está usando a sua recém-criada central SOS Nu para divulgar algumas recomendações de segurança. O objetivo da empresa é auxiliar os clientes na data comercial, que pode ser utilizada para golpes.
É comum receber nessa época um grande número de links remetidos por lojas via e-mail, redes sociais ou aplicativos de mensagens. Então, a dica é: em caso de suspeite, não abra os links, nem compre ou forneça dados a partir deles.
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Se decidir comprar naquela loja, ou em qualquer outra, abra o site em uma nova guia, ou baixe o app oficial para garantir que está navegando em uma página genuína. Quando o site abrir, verifique na barra de endereços se há um símbolo de cadeado seguido pelo código https://, para garantir que a conexão é segura.
Para ter certeza de que a loja é real, você também pode conferir se o CNPJ da loja existe, e se há denúncias e reclamações sobre ela em sites como o Reclame Aqui, Procon e Junta Comercial do estado. Finalmente, crie uma senha forte e não a repita em todos sites. A senha deve ser única, ou seja, não usar o mesmo código em locais diferentes. Confira no vídeo como usar um gerenciador de senhas:
Usando um cartão virtual
Para pagar suas compras online, uma dica da empresa é usar um cartão virtual. Tanto o Nubank como outras instituições financeiras permitem que o usuário crie cartões virtuais, quantos quiser – até mesmo um para cada loja – o que garante um bloqueio imediata em caso de transações suspeitas ou indevidas, deixando o cartão físico seguro. Logicamente, todos os cartões vêm cobrados na mesma fatura.
Celular seguro
O Nubank também ressalta que é importante manter o celular seguro. Para isso, use os recursos nativos do seu aparelho: adicione o face ID (reconhecimento facial), ative a autenticação de dois fatores, desative notificações da tela inicial para evitar uma recuperação indevida de senha. Além disso, novamente, não use senhas únicas em sites e apps diferentes.