A Unimed Belém pode ser mais uma vítima de ataque cibernético envolvendo ransomware. Após confirmar uma tentativa de invasão na última quinta-feira (13), a instituição está sofrendo instabilidades em seu sistema.
Nesta quarta-feira (19), o grupo responsável pelo ataque, que usou o ransomware RansomExx, publicou na dark web informações que teriam sido roubadas durante o ataque contra a Unimed Belém. Com cerca de 5,6 GB, os criminosos publicaram uma amostra de 12 arquivos compactados com documentos, segundo mostra publicação de Paulo Brito, da Ciso Advisor.
No post sobre a Unimed Belém no seu site de vazamentos na dark web, o grupo RansomExx publicou 12 arquivos compactados: total de 5,6GB de dados, supostamente documentos roubados da cooperativa. pic.twitter.com/LNAdFeJlgP
— paulo brito (@pbrito1) October 19, 2022
O TecMundo entrou em contato com a Unimed para saber mais detalhes sobre o ocorrido e atualizará esta notícia caso a companhia forneça um retorno. Na quinta-feira, a empresa disse que não possuía "conhecimento sobre a extensão do ocorrido."
Usuários reclamam de instabilidade
Enquanto a situação da Unimed Belém ainda carece de esclarecimentos, os clientes da instituição estão reclamando nas redes sociais sobre falhas no sistema. Os relatos começaram ainda na semana passada e continuam aparecendo em redes sociais como o Twitter.
Mais um dia q o sistema da Unimed Belém não volta ao normal e não gera boleto. Só não quero pagar multa, more ??
— Sarah Fonseca (@fonsecasaras) October 15, 2022
Clientes da Rede Unimed Belém reclamam da demora e de longas filas para atendimento em função da queda do sistema da empresa, que foi, segundo a rede hospitalar, alvo de uma tentativa de ataque cibernético.
— Belém Trânsito agora é BT Mais (@belemtransito) October 18, 2022
??Veja: https://t.co/jJ1Noyqyqp pic.twitter.com/WBrKoufonO
É @unimedbr quase 20 min tentando falar com atendente pra marcar uma consulta na Unimed Prime de Belem é de fuder em pic.twitter.com/whG1YBEsu1
— Tiabeanie (@capricaboladona) October 19, 2022
Os clientes da empresa apontam que o sistema está apresentando problemas, o site fica fora do ar e não é possível gerar boletos. Imagens publicadas no Twitter apontam que até mesmo o atendimento presencial na instituição foi afetado.
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