Durante a primeira metade do século passado, a evolução dos automóveis se resumiu em potência, estilo e conforto. Somente então os equipamentos de segurança começaram a ganhar importância nos carros, e uma marca que sempre se destacou neste quesito foi a Volvo. A empresa continuou apostando neste quesito com o passar das décadas e foi a responsável pelo desenvolvimento de inúmeros equipamentos de segurança que conhecemos atualmente como o cinto de três pontas.
Mais uma vez ela se tornou a marca assumiu o pioneirismo lançando um modelo que é capaz de frear sozinho ao detectar uma colisão eminente. O conjunto de sistemas de segurança a seguir se referem ao CX60 da Volvo e, embora outros equipamentos sejam abordados, o City Safety é o foco deste artigo. Não se trata de um opcional, o equipamento acompanha qualquer modelo da série CX60 fabricado a partir de 2009 e está a venda no Brasil.
Acidentes Urbanos
Cerca de 75% das colisões em centros urbanos ocorrem a velocidades baixas sem que o condutor tenha chance de usar o freio. Um instante de desatenção é o suficiente para que o veículo à sua frente reduza sua velocidade subitamente e provoque o acidente.
Segundo o Código Brasileiro de Trânsito, o condutor do veículo de trás é apontado como principal responsável, por não respeitar a distância de segurança ou não apresentar-se atento. Embora acidentes deste porte dificilmente coloquem vidas em risco, os prejuízos materiais e o tempo despendido nos reparos podem render boas dores de cabeça.
Colisões assim poderiam ser facilmente evitadas ou ao menos reduzidas drasticamente caso o condutor tivesse chance de pisar no freio instantes antes da colisão. Mas como reduzir a velocidade se o motorista encontra-se desatento em uma situação destas?
City Safety
Este é o nome do sistema que promete reduzir os estragos de acidentes desta natureza pela metade. Ao detectar que seu carro se aproxima intensamente de outro veículo sem que o pedal do freio seja utilizado, o City Safety se encarrega de frear o veículo automaticamente. Ele evita colisões a baixas velocidades e se faz efetivo somente quando a diferença máxima de velocidade entre os veículos é de 30 Km/h.
Em condições ideais, o City Safety evita completamente colisões até diferença de velocidade de 15 km/h, já entre 15 e 30 km/h o impacto será reduzido drasticamente. Ele é acionado ao se deparar com veículos no mesmo sentido ou ainda com objetos estáticos, lembrando que é possível mudar de faixa durante o tráfego pesado, sem a intervenção do sistema.
Caso assim deseje, o City Safety pode ser desabilitado através do controle do painel. Próximo do espelho retrovisor interno, dentro do pára-brisa, localiza-se um sensor a laser que reconhece objetos até 10 m à frente do pára-choque do veículo. Ele é o responsável pelo monitoramento do tráfego e pela ativação do freio, mas somente em casos extremos.
A grandes velocidades
Embora o City Safety não seja capaz de evitar colisões quando a velocidade relativa entre os veículos ultrapassa os 30 km/h, seu sensor ajuda a reduzir os danos sobre o condutor. Através de uma estimativa sobre a intensidade do impacto, a central do veículo ajusta a tração dos cintos de segurança e de inflação do Air Bag instantes antes da colisão.
Limitações
Trata-se de um acessório que evita colisões em momentos críticos, portanto deve ser utilizado como tal. Respeitar a distância segura dos demais veículos e realizar frenagens cautelosas características de uma direção defensiva continuam obrigatórios, alertam seus representantes.
City Safety funciona tão bem de dia quanto à noite, pois para o sensor pouco importa a luminosidade do ambiente. No entanto, obstruções interferem a leitura de qualquer sensor ótico. Dirigir sob neblina, chuva ou neve intensa limita o funcionamento do sistema.
Assim como em leitores de CDs, DVDs e outras unidades de leituras óticas, a sujeira também obstrui o caminho do laser. É importante manter a área do pára-brisa sempre limpa e em condições ideais para garantir o funcionamento do City Safety.
Segurança Adicional
A lista completa de itens de segurança do XC60 é imensa, passando por controle dinâmico de estabilidade e tração até vidros com antiesmagamento. O que mais impressiona é que a maior parte deles acompanha todas as versões, assim como o City Safety. Apenas sistemas específicos como o TSA não são de série, mecanismo que aumenta o controle do veículo ao rebocar trailers.
O Driver Alert Control é um mecanismo que faz uma avaliação da posição do carro na pista a fim de certificar-se da atenção do motorista. Caso o veículo esteja demasiadamente deslocado do centro da faixa, um aviso luminoso surge no painel recomendando o condutor a atentar-se mais à condução.
Já o Blind Spot Information System se encarrega de prevenir que o motorista seja pego desprevenido por objetos nos pontos cegos dos espelhos laterais. Outro sensor detectar a aproximação de algum veículo na região de pouca visibilidade, um alerta no painel se encarrega de evitar acidentes.
Outras características do XC60
Todas as versões do veículo são equipados com motor turbo de 6 cilindros de 285 cv de potência e câmbio automático de 5 marchas. São três os modelos do veículo: Confort, Dynamic e Top com preços variando entre R$ 138.500,00 a R$ 165.900,00.
Em geral, o veículo conserva as mesmas especificações técnicas em suas diferentes versões e são apenas os acessórios de luxo que variam. Dentre os acessórios citados acima, apenas o Blind Spot Information System não se faz presente na versão Confort, a mais elementar.
Melhor Compra de 2009
Este é o título que o XC60 levou segundo a revista Quatro Rodas na categoria Utilitários Esportivos de Luxo. Indicado para a mesma classificação no ano passado, a implementação do City Safety no modelo 2009 foi crucial para que ele superasse a segunda colocação.
A Volvo também assumiu a ponta de vendas na classe de veículos em todo o país. O carro combina o design e o estilo de um esportivo com a força e as dimensões de um utilitário, mas seu principal destaque é a vanguarda nos quesitos de segurança.
Todas as imagens neste artigo são de divulgação e foram retiradas do site oficial da Volvo no Brasil e do Volvo Club internacional. O modelo já se encontra à venda em território nacional e maiores informações sobre ele podem ser obtidas em concessionárias autorizadas ou pela página do XC60 no Brasil.
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