Na sexta-feira (7), a Toyota confirmou a descoberta do vazamento de cerca de 296.019 informações de clientes do serviço T-Connect. Os dados incluem endereços de e-mail e números dos usuários do serviço que conecta os veículos a uma rede.
A montadora destacou que os motoristas afetados são aqueles que se inscreveram no portal do T-Connect usando e-mail desde julho de 2017. Porém, a Toyota não conseguiu confirmar se houve acesso de terceiros onde as informações eram armazenadas, de acordo com a investigação de especialistas em segurança.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Os dados vazados foram cadastrados no site do T-Connect desde julho de 2017.Fonte: Erik Mclean/Pexels
Mesmo assim, esse acesso "não pode ser completamente descartado", emendou a fabricante de veículos. Ela tranquiliza os clientes afirmando que nomes, números de telefone e informações de cartões de crédito não tinham a possibilidade de serem vazados.
Outro detalhe não confirmado pela Toyota foi se os dados que de fato vazaram foram usados indevidamente. A empresa apenas alertou sobre a possibilidade de e-mails não solicitados, spam e golpes de phishing serem enviados aos endereços eletrônicos.
A justificativa da montadora para o vazamento foi de que, acidentalmente, um empreiteiro que desenvolveu o site do serviço T-Connect carregou partes do código-fonte com configurações públicas de dezembro de 2017 até 15 de setembro deste ano.
Fontes
Categorias