Nesta sexta-feira (7), a Meta publicou uma nota oficial para alertar os usuários do Facebook, pois as informações de um milhão de pessoas podem ter sido comprometidas por aplicativos terceiros disponíveis na App Store e Google Play Store. Segundo o relatório da companhia, no último ano, foram identificados mais de 400 aplicativos que roubam dados dos usuários da rede social.
O relatório da Meta afirma aplicativos disfarçados estavam roubando dados da plataforma. Os malwares se escondiam em editores de imagem, jogos, serviços de VPN, lanternas, entre outros apps.
Aplicativos terceiros infectados com malware estão se disfarçando para parecer divertidos e úteis.Fonte: Meta
Em muitos casos, esses softwares têm vírus escondidos, e os hackers costumam publicar análises positivas falsas nas lojas para atrair usuários. Ao roubar as informações, potencialmente, os cibercriminosos podem conseguir acessar completamente a conta e os dados pessoais de um usuário.
“Denunciamos esses aplicativos maliciosos para nossos colegas da Apple e do Google, e eles foram retirados de ambas as lojas de aplicativos antes da publicação deste relatório. Também estamos alertando as pessoas que podem, sem saber, comprometer suas contas ao baixar esses aplicativos e compartilhar suas credenciais, e estamos ajudando-as a proteger suas contas”, a Meta detalhou em nota oficial.
Apps maliciosos
Comumente, esses aplicativos exigem login por meio do Facebook e é assim que eles conseguem roubar os dados da rede social. Segundo o diretor de interrupção de ameaças da Meta, David Agranovich, muitos desses apps tem pouca ou nenhuma funcionalidade antes do login.
Apesar de a companhia ter encontrado apps maliciosos na Google Play Store e App Store, a maioria dos apps são para Android. Além de avisar ambas as lojas de aplicativos, a Meta está notificando um milhão de usuários que podem ter sido afetados pelo problema.
A companhia também está pedindo para as pessoas enviaram mensagens ao programa Data Abuse Bounty, caso elas encontrem aplicativos maliciosos que comprometam os dados do Facebook.
Categorias