Em um dos maiores vazamentos da história dos games, um hacker conseguiu acessar dados sigilosos da Rockstar Games e divulgou cerca de 3 GB de conteúdos sobre GTA 6, aguardado jogo da famosa franquia da empresa. No entanto, o ataque em questão pode não ser a primeira peripécia do cibercriminoso, que se autodenomina "Tea Pot".
Segundo informações compartilhadas pelo Bleeping Computer, para comprovar que não está de brincadeira e é um hacker sério, o cibercriminoso também assumiu outro grande ataque que ocorreu recentemente: a invasão dos servidores da Uber. Na ocasião, ocorrida na semana passada, a empresa de ride-sharing teve diversos sistemas internos de trabalho invadidos, incluindo Slack e Google Workspace.
Enquanto a ligação do hacker de GTA 6 com o ataque ainda não foi confirmada, o modus operandi das invasões parece similar. O cibercriminoso disse que obteve as informações da Rockstar Games ao acessar os servidores da empresa no Slack e Confluence, possivelmente utilizando credenciais de acesso de algum funcionário da companhia.
O ataque contra a Uber ocorreu de maneira parecida. Segundo explica o Bleeping Computer, os sistemas da empresa foram invadidos usando engenharia social: o hacker supostamente conseguiu enganar um funcionário para obter um login de acesso e entrar nos sistemas da empresa.
Hacker tenta contato com a Rockstar
Além de vazar mais de 90 clipes de gameplay de GTA 6, que estão sendo derrubados pela Rockstar, o hacker "Tea Pot" também teria conseguido acesso ao código-fonte de GTA V e do futuro game da empresa. Segundo detalhes compartilhados em um servidor no Telegram gerenciado pelo cibercriminoso, ele quer entrar em contato com a Take-Two, empresa-mãe do estúdio afetado, para negociação.
Até o momento, a Rockstar Games e a Take-Two não comentaram oficialmente sobre o suposto vazamento do código-fonte de seus jogos. No entanto, as imagens de GTA 6 já podem ser consideradas reais, visto que as empresas começaram a derrubar vídeos do YouTube e das redes sociais.
Fontes
Categorias