De acordo com informações divulgadas pela Prefeitura do Rio de Janeiro na última segunda-feira (15), os seus sistemas ficaram fora do ar após um ataque hacker realizado durante a madruga. A Empresa Municipal de Informática e Planejamento (IplanRio) está trabalhando para normalizar a situação.
O portal da prefeitura e a plataforma Carioca Digital foram retirados do ar para evitar que os criminosos roubassem os dados cadastrados. O aplicativo Taxi Rio também sofreu com o ataque e afetou a jornada de pacientes que dependem do serviço para ir até as unidades de saúde.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
“A prefeitura pede a compreensão dos cariocas e ressalta que os servidores da Iplan estão trabalhando para minimizar o impacto e fazer com que o sistema volte a sua normalidade o mais rápido possível”, foi divulgado em nota oficial.
Ataque hacker
O Centro Administrativo São Sebastião, no bairro Cidade Nova, também ficou fora do ar e os serviços disponibilizados à população ficaram indisponíveis. De qualquer forma, a prefeitura já está trabalhando para resolver o problema.
Nesta terça-feira (16), a Polícia Federal (PF) está realizando a operação "Dark Cloud" em busca dos responsáveis por invadir plataformas do governo, como aconteceu com o ConecteSUS no fim do último ano. A ação está sendo realizada na Paraíba, Minas Gerais e Santa Catarina.
Fontes