O canal do YouTube do Racionais MC's, que possui mais de 3 milhões de inscritos, foi hackeado na tarde desta sexta-feira (05). Todo o conteúdo foi retirado do ar e apenas lives de golpes com criptomoedas foram exibidas na plataforma do grupo de rap.
O ataque em questão, que já é conhecido e atingiu até o Flamengo, visa aplicar golpes envolvendo criptomoedas. As transmissões ao vivo exibem pessoas como Elon Musk e o cofundador do Twitter, Jack Dorsey, falando sobre investimentos, visando passar confiança para internautas desavisados.
As transmissões ao vivo também contam com menções a criptomoedas conhecidas, como Bitcoin e Ethereum, e uma alta contagem de visualizações simultâneas, visando atrair o público do YouTube. No caso do canal dos Racionais, o nome e a marca também foram substituídos para simular a companhia Ark Invest.
Até o momento, o grupo musical não comentou oficialmente sobre o assunto. No entanto, o ataque hacker já começou a repercutir nas redes sociais. Confira algumas publicações no Twitter a respeito do golpe.
anuncio do novo integrante do grupo racionais mc's pic.twitter.com/kGhYh46YLY
— [psicoshow] (@psicoshow) August 5, 2022
Tropa, o canal do Racionais Mc's no YouTube foi hackeado!!???? Alô @YouTubeBrasil.
— ~Berg_7wl (@Berg7wl) August 5, 2022
Completamente do nada o Elon Musk ao vivo no canal dos racionais não entendi nada pic.twitter.com/5WPgOm9Fhw
— H B (@brraheitr) August 5, 2022