O Amazon Prime Day acontecerá nos dias 12 e 13 de julho, prometendo ser maior que os eventos anteriores com promoções exclusivas para assinantes. Segundo a empresa de segurança Check Point, assim como os compradores já estão atentos às ofertas, os cibercriminosos também já estão se preparando para o evento.
Os ataques phishing no site da Amazon ocorrem durante todo o ano, mas possuem um pico no Prime Day. A divisão de inteligência em ameaças da empresa, a Check Point Research (CPR), monitorou as ameaças cibernéticas ao longo dos últimos eventos e já encontrou sinais de alerta em campanhas maliciosas e sites falsos.
Somente na primeira semana de julho, a CPR registrou que os ataques diários de phishing relacionados à Amazon aumentaram cerca de 37%, em comparação com a média do mês anterior. Os pesquisadores ainda encontraram cerca de 1.900 novos domínios com o termo “amazon”, sendo 9,5% deles arriscados, maliciosos ou suspeitos.
(Fonte: Unsplash/Reprodução)Fonte: Unsplash
O software de segurança exemplificou dois modelos de golpes muito comuns. Ambos são e-mails que fingem ser da Amazon, anunciando o cancelamento de um pedido por falta de pagamento e o outro dizendo que forma de pagamento não foi aprovada. Ambos possuem um link com malware ou te direcionam para um site falso, onde seus dados serão coletados.
Como reconhecer ataques de phishing e como reagir?
A Check Point separou alguns itens para se atentar ao reconhecer ataques phishing:
- Domínios com erros de digitação
- Erros ortográficos e gramaticais
- Anexos incomuns, como ZIP
- Mensagens de urgência ou chantagem
- Solicitações suspeitas de dados confidenciais
Ao suspeitar que você sofreu um ataque, é importante não responder, nem clicar nos links ou anexos disponíveis no e-mail. Informe o endereço de e-mail a equipe de TI ou segurança da empresa, além de denunciar e excluir o e-mail suspeito.
Categorias