Nesta terça-feira (11) começou o Google I/O, conferência anual realizada pela big tech para anunciar as novidades da marca. Com transmissão online ao vivo entre hoje e amanhã (11), os funcionários, fãs e desenvolvedores que utilizam os serviços Google poderão ficar por dentro de todos os anúncios.
Um dos assuntos mais aguardados pelo público são as novidades de segurança, que, inclusive, ganhou inúmeros recursos neste ano, incluindo iniciativas de monitoramento de ataques cibernéticos na Ucrânia, cartões virtuais no Chrome e maior personalização e controle de anúncios.
Anúncios de segurança no Google I/O 2022
Entre as novidades divulgadas pela empresa, está o Grupo de Análise de Ameaças do Google (TAG, da sigla em inglês). Formado por especialistas em ataques cibernéticos, o grupo rastreia supostas ameaças hackers russas para ajudar a Ucrânia durante a guerra.
Além disso, o Project Shield, serviço gratuito do Google que protege sites de notícias, direitos humanos e monitoramento de eleições também foi expandido para proteger mais de 200 páginas governamentais ucranianas.
Além das iniciativas voltadas para o período de guerra, a empresa também ressaltou mudanças voltadas para o público geral:
- Cartões virtuais: uma das principais novidades é o cartão vitual no Chrome e Android. Ao fechar uma compra, os usuários poderão usar o preenchimento automático do Google para completar as informações, mas o número real do cartão utilizado na compra será substituído por outro.
- Status de segurança da conta: os usuários serão avisados do status de segurança dos aplicativos instalados no celular. Agora, um ícone de alerta amarelo aparecerá ao lado da foto de perfil da Conta Google. O sinal sinalizará as ações que o usuário deve tomar para proteger a conta.
- Resultados de pesquisa: nos próximos meses será disponibilizada uma nova ferramenta que permitirá aos usuários controlarem suas informações pessoais — como endereço, número para contato, email, etc — disponíveis em pesquisas públicas do Google.
- Central de anúncios: até o fim de 2022, a empresa deve lançar uma nova "central de anúncios", onde o usuário poderá controlar quais marcas ou tipos de serviços quer ver mais ou menos nos anúncios do Google Search, YouTube e no Discover. Também será possível bloquear e denunciar propagandas.
- Verificação automática de duas etapas: segundo a empresa, a expansão da verificação em duas etapas das senhas de Contas Google foi uma das principais iniciativas no último ano e a expectativa agora é diminuir "a burocracia" do método. O objetivo é diminuir os casos de phishing.