Cansou de receber chamadas telefônicas indesejadas, que muitas vezes caem logo após atender, ou ligações oferecendo diversos tipos de serviços e produtos? Uma maneira simples de se livrar delas é usando os apps que identificam e bloqueiam spam.
Disponíveis gratuitamente para Android e iOS, esses aplicativos ajudam a evitar a importunação causada por empresas que costumam ligar no início da manhã e até mesmo aos finais de semana e feriados. Além de inconvenientes, tais chamadas podem ser utilizadas para a aplicação de diferentes tipos de golpes.
Além das chamadas, funcionando como alternativa para serviços como o “Não me Perturbe” do Procon, os apps para bloquear spam também servem para reduzir a importunação causada pelas mensagens de texto. Conheça algumas das versões mais populares disponíveis nas lojas oficiais da Google e da Apple.
Truecaller
Truecaller.Fonte: Google Play Store/Reprodução
Um dos apps para bloquear chamadas indesejadas mais conhecidos, o Truecaller também impede o recebimento de spam por SMS, ajudando a diminuir as ligações de telemarketing e as ações de golpistas. O software ainda permite pesquisar números desconhecidos e traz um discador cheio de funções.
Ele conta com uma lista de spam baseada nas informações prestadas por mais de 300 milhões de usuários em todo o mundo, possuindo versões para Android e iOS.
WhosCall
WhosCall.Fonte: Google Play Store/Reprodução
Com esse app para identificar chamadas, é possível saber quem está ligando mesmo se o número não estiver em seus contatos, desde que ele esteja cadastrado no banco de dados global da plataforma. Dessa forma, fica mais fácil bloquear golpes e telemarketing.
Bloqueio por categorias (DDD, números privados, operadora etc), discador e cartão de visitas personalizado são algumas das outras funções disponíveis. O WhosCall roda no Android e no iOS.
Mr. Number
Mr. Number.Fonte: Google Play Store/Reprodução
Neste app, você pode identificar chamadas indesejadas mais facilmente, bloqueando as ligações por país, código de área e de outras formas, verificando se o número é associado a fraudes ou outras atividades ilegais. Além disso, ele permite denunciar spam, ajudando outras pessoas.
O Mr. Number é gratuito e funciona no Android e no iOS.
Sync.ME
Sync.ME.Fonte: Google Play Store/Reprodução
Outro bloqueador de chamadas bastante popular, o Sync.ME também funciona nos sistemas operacionais da Google e da Apple, detectando automaticamente as chamadas de spam. O app se destaca pela interface simples e intuitiva, além da sincronia com as redes sociais, exibindo as fotos dos contatos no Facebook, Twitter e mais plataformas.
Opções nativas
Se por qualquer motivo você prefere não baixar nenhum aplicativo em seu smartphone, pode utilizar as opções nativas do Android e do iOS. Elas são integradas ao sistema e ajudam a bloquear ligações e mensagens indesejadas.
Bloqueador de spam do Android
Com o identificador de chamadas e a proteção contra spam do Android ativados, é possível visualizar informações sobre o autor mesmo se ele não estiver nos contatos, além de sinalizar uma ligação indesejada. O recurso está disponível no app Telefone, normalmente seguindo o caminho Mais opções > Configurações > Filtro de chamadas e spam, onde é ativado.
O app Telefone do Android também pode identificar e bloquear spam.Fonte: Google Play Store/Reprodução
Para marcar uma chamada como spam, vá à opção “Recentes”, também no app de Telefone, toque na ligação em questão e depois em “Bloquear/denunciar spam”.
Caso o aplicativo da sua marca de celular não conte com funções avançadas de bloqueio de chamadas indesejadas, basta baixar o app Telefone do Google, que traz todas as funções.
Bloqueador de spam do iOS
Já a solução nativa para bloquear spam no iOS está em um filtro no iMessage exclusivo para o Brasil. A ferramenta usa inteligência artificial para identificar as mensagens indesejadas, deixando a caixa de entrada do usuário mais organizada.
Filtro de spam do iOS.Fonte: TecMundo/Reprodução
O filtro inteligente da Apple permite separar as mensagens pelas categorias de transações, como as enviadas por bancos, por exemplo, e promoções, incluindo os contatos de lojas virtuais. Aquelas identificadas como spam ficam em outra pasta.
Fontes