O governo federal anunciou nesta sexta-feira (10) que a exigência do comprovante de vacinação para viajantes que chegarem ao país por vias aéreas será temporariamente suspensa. A portaria que obrigaria todas as pessoas não vacinadas a cumprirem quarentena ao chegar no Brasil entraria em vigor no próximo sábado (11).
A decisão foi tomada após o aplicativo ConecteSUS, que emite o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, sair do ar na madrugada de hoje. O Ministério da Saúde ressaltou que a portaria entrará em vigor assim que o sistema do ConecteSUS voltar a funcionar. Em contrapartida, médicos sanitaristas afirmam que a queda afeta apenas brasileiros, portanto o comprovante poderia ser exigido para estrangeiros.
Vale lembrar que o certificado também é solicitado em vários estabelecimentos para a entrada de clientes.
Ataque ao Ministério da Saúde
A queda do app ocorreu após um ataque cibernético aos sites do Ministério da Saúde pelo Lapsus Group. Ao tentarem acessar a página do órgão nesta sexta-feira (10), usuários encontraram o recado: “Os dados internos dos sistemas foram copiados e excluídos. 50 TB de dados está (sic) em nossas mãos”. Confira mais detalhes sobre o caso na thread:
Ontem noticiamos em primeira mão o ataque cibernético ao Ministério da Saúde
— Felipe Payão (@felipepayao) December 10, 2021
Mas a thread ficou bagunçada: fomos descobrindo o que estava acontecendo e atualizando ao mesmo tempo. Hoje já é possível cravar algumas infos, então vai um resumão nos próximos tweets
?? pic.twitter.com/UOmpd64nCZ
Fontes
Categorias