A Atento SA, empresa de call center, foi atingida no último domingo (17) por um ataque de ransomware que a deixou operando parcialmente. A marca sustentou, porém, que não teve vazamento de dados até o momento.
“Implementamos, imediatamente, todos os protocolos de segurança cibernética a nosso alcance para conter e avaliar a ameaça. Nossa prioridade, desde o início, tem sido garantir a proteção e integridade dos dados de nossos clientes”, diz um trecho do comunicado divulgado.
A empresa informou que para prevenir o risco do vazamento de dados realizou isolamento dos sistemas e interrupção das conexões com os sistemas dos clientes, o que significou a parada dos serviços.
A Atento afirmou que sua equipe de segurança cibernética está trabalhando para identificar e conter a ameaça antes de colocar os sistemas online novamente. A situação afetou principalmente as operações no Brasil, já que a companhia atua em vários outros países.
O ransomware
De acordo com o editor de Conteúdo Original e Cibersegurança do TecMundo Felipe Payão, o ransomware utilizado para atacar a Atento foi o Lockbit 2.0, que se caracteriza pelo rápido processo de criptografia dos dados da vítima.
Atento SA foi infectada com ransomware e opera parcialmente. Por enquanto, não há vazamento de dados.
— Felipe Payão (@felipepayao) October 18, 2021
Mais detalhes em breve pic.twitter.com/jLt5Pwca1O
Os atacantes informaram que a empresa terá 6 dias para realizar o pagamento de “resgate” dos dados. Caso contrário, a promessa é que as informações serão publicadas na internet.
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