O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, marcou para a tarde desta quarta-feira (25) uma reunião com executivos e representantes de empresas e órgãos de tecnologia, finanças, energia e educação. O objetivo é tratar de cibersegurança, provavelmente após o aumento no número de invasões e ataques de ransomwares em entidades públicas e privadas.
Entre os nomes mais famosos, estarão presentes os CEOs de Apple (Tim Cook), Amazon (Andy Jassy) e Microsoft (Satya Nadella), além de executivo dos bancos JPMorgan Chase e Bank of America.
Segundo a agenda oficial da Casa Branca, o encontro será para "discutir como nós podemos melhorar coletivamente a cibersegurança da nação". Isso pode significar o início do desenvolvimento de parcerias para combater ameaças ou melhorar sistemas de defesa.
Momento delicado
Casos como o do sequestro de servidores da Colonial Pipeline levaram o governo a se preocupar cada vez mais com cibersegurança. O FBI também investigando esses casos com prioridade similar a de terrorismo.
Além disso, as preocupações da Casa Branca com o assunto levaram o governo a considerar ataques cibernéticos como a possível raiz para uma "guerra real" futuramente.
Fontes