Um pesquisador da área de segurança cibernética descobriu nas últimas semanas uma falha na tecnologia da rede Wi-Fi, que é utilizada por bilhões de dispositivos móveis atualmente. Segundo Mathy Vanhoef, já conhecido por revelar brechas de segurança no Wi-Fi, as falhas detectadas são conhecidas como frag attacks ("ataque de fragmentação", na tradução literal) e têm origem de bugs do ano de 1997.
Vanhoef explica em seu blog, que as vulnerabilidades permitem que hackers invadam o dispositivo e roubem dados dos usuários. Para chegar ao resultado, o pesquisador analisou 75 aparelhos com sistemas operacionais diferentes, como Windows, macOS e Linux. As falhas foram encontradas em todos, incluindo dispositivos ioT (Internet das Coisas). Vanhoef compartilhou uma demonstração de como as vulnerabilidades aparecem no dispositivo. Confira:
No entanto, para que um hacker invada o sistema, seria preciso estar muito perto ou até interagir fisicamente com o dispositivo para acessar a rede Wi-Fi e roubar informações. Ainda assim, é fundamental garantir sempre a atualização mais recente dos sistemas operacionais.
Em todas as suas descobertas - que inclui o Krack Attack em 2017 -, o pesquisador compartilhou suas informações para que os desenvolvedores corrigissem os problemas da tecnologia sem fio. Várias vulnerabilidades divulgadas, inclusive, já foram solucionadas. A última atualização do Windows corrigiu 12 bugs identificados por Vanhoef.
Fontes