O Google informou nesta quinta-feira (06) que em breve vai começar a notificar os usuários de contas da empresa a ativarem por padrão a autenticação por duas etapas nas contas da empresa.
Ainda sem um prazo determinado, a companhia vai enviar notificações conduzindo o usuário a ativar o smartphone ou outro dispositivo para ser o "segundo fator" do login, ou seja, uma camada a mais de segurança além da senha para evitar invasões e roubo de credenciais.
Atualmente, o mecanismo funciona de forma bastante simples: após fazer a configuração nas configurações da conta Google, qualquer novo login registrado exige que você responda a uma janela que aparece no celular confirmando a sua identidade.
Adeus, senhas
Segundo a marca, o passo é necessário para que ela construa "tecnologias avançadas de segurança nos dispositivos" para eliminar completamente o uso de senhas no dia a dia e evitar crimes virtuais — vários deles causados por vazamentos em massa de informações ou códigos fracos que são facilmente adivinhados. Em 2018, apenas 10% da base de usuários do Gmail utilizava o recurso.
Como opção, o Google também permitirá a utilização de chaves físicas de segurança, como a Titan, que é de fabricação própria.
Fontes