Nos últimos dias, uma nova extensão disponível para navegadores Mozilla Firefox e Google Chrome está dando o que falar. Isso porque o plugin chamado Big Tech Detective mostra como grandes empresas de tecnologia estão conectadas a diversos sites e serviços que os usuários acessam diariamente.
A extensão faz parte de um projeto da organização norte-americana Economic Security Project e tem o objetivo de alertar sobre o domínio de empresas, como Facebook, Google, Amazon e Microsoft e evitar que as gigantes façam o rastreamento do usuário enquanto navega online.
Segundo o site da iniciativa, a extensão detecta se as empresas estão coletando dados da navegação ou até mesmo se o site acessado pelo usuário está hospedado em servidores ligados às big techs.
A plataforma indica quais empresas estão com maior domínio nos sites visitados pelo usuário (Big Tech Detective/Divulgação)Fonte: Big Tech Detective/Divulgação
Testes
O Tilt testou a extensão por uma hora e navegou por diferentes sites. Dos 11 sites vistados, 64% tinham alguma ligação com o Google. Já o Facebook e a Amazon tinham ligação com 45% dos endereços acessados. Mesmo sem entrar em sites de serviços específicos da Amazon, a empresa de Jeff Bezos ainda é amplamente acessada já que oferece serviços de hospedagem e armazenamento de dados em nuvem. A Microsoft oferece os mesmos serviços.
Durante o teste, pelo menos 80% dos sites acessados foram barrados, incluindo sites de notícias, blogs e até mesmo plataformas de órgãos públicos como o Ministério da Economia e Banco Central. A iniciativa, no entanto, afirma que o intuito da ferramenta não é acusar as big techs, mas educar os usuários.
A extensão pode ser baixada no site oficial.
Fontes
Categorias