A estatal paranaense de energia elétrica e telecomunicações Copel, revelou que foi alvo de ataques cibernéticos nesta segunda-feira (01). De acordo com o comunicado aos acionistas, que foi enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) na noite de ontem, alguns servidores da companhia ficaram instáveis.
“Os sistemas de operação e proteção detectaram os ataques e, imediatamente, a companhia seguiu os protocolos de segurança, inclusive a suspensão do funcionamento de seu ambiente informatizado para proteger a integridade das informações”, afirmou a Copel no documento. Segundo a empresa, já foram adotadas medidas para restabelecer a normalidade e o ataque ainda está sob avaliação.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Imagem do prédio da Copel.Fonte: Gazeta do Povo/Reprodução
Apesar do imprevisto, os serviços de fornecimento de energia elétrica e de telecomunicações não foram afetados. Ainda de acordo com o comunicado, os sistemas da empresa se mantiveram íntegros. Ou seja, não houve vazamento de dados.
Vale lembrar que, assim como a Copel, outras empresas de energia elétrica também foram alvo de ataques hacker durante os últimos meses. Energisa e Light são alguns dos exemplos. Segundo especialistas, a pandemia de covid-19 impulsionou esses eventos, já que o regime de trabalho remoto aumentam a exposição dos sistemas e redes.
Fontes
Categorias