O Twitter recebeu suporte para chaves de segurança físicas no Android e iOS. Com isso, os usuários podem vincular um gadget para aprimorar o processo de autenticação em duas etapas nos aplicativos.
As chaves de segurança são objetos físicos que normalmente funcionam via conexão USB, Bluetooth ou aproximação (NFC). Após a configuração, o usuário só pode realizar o login na rede social ao conectar ou aproximar o gadget do smartphone.
Titan Key, chave de segurança física feita pela Google, em uso com celular da SamsungFonte: CNET
O Twitter já conta com suporte para chaves de segurança físicas desde 2018, mas apenas em computadores. A empresa estava com dificuldades técnicas para trazer a função aos celulares, mas conseguiu o feito graças a adoção do novo protocolo de autenticação WebAuthn, implementado no ano passado.
Para que serve a chave de segurança física?
A ferramenta é famosa entre entusiastas de segurança e garante uma camada extra de proteção em comparação aos processos de autenticação de duas etapas convencionais. Apesar de soluções como SMS e apps como Google e Microsoft Authenticator funcionarem bem para uso cotidiano, certos profissionais precisam de uma dose extra de proteção em suas contas.
O Twitter se tornou uma das principais redes sociais de comunicação para figuras públicas e, atualmente, jornalistas, políticos e chefes de estado utilizam o microblog como meio de comunicação principal com seu público. A autenticação via chave de segurança física é mais uma forma para garantir que pessoas famosas e importantes consigam se proteger contra hackers.
Fontes
Categorias