O DuckDuckGo está comemorando alguns recordes alcançados no último mês de agosto: foram dois bilhões de pesquisas realizadas por meio do site, quatro milhões de instalações de extensões e aplicativos e uma estimativa de 65 milhões de usuários ativos mensais. Os números refletem uma maior preocupação dos internautas com relação à privacidade online.
DuckDuckGo não rastreia os usuários
Ao contrário de ferramentas de buscas como o Google e o Bing, o DuckDuckGo não rastreia seus usuários. Isso significa que a plataforma não coleta nenhum tipo de dado relacionado ao que é pesquisado, o que mantém a privacidade dos usuários intacta.
Esse, inclusive, é o maior objeto de marketing da companhia, que lançou a ferramenta de busca em 2008, com base no desenvolvimento comunitário, como acontece com sites como a Wikipedia.
De lá para cá, o DuckDuckGo veio crescendo lentamente, à medida que grandes mudanças sobre privacidade online vieram à tona e a extensão da ferramenta de buscas alcançava novos navegadores.
DuckDuckGo vem crescendo rapidamente nos últimos meses.Fonte: DuckDuckGo/Reprodução
A partir de 2018, o salto no crescimento foi muito maior, ganhando ainda mais força a partir de 2020, quando novos escândalos de falta de privacidade atingiram plataformas como a busca da Google.
Atualmente, o DuckDuckGo é responsável por pouco menos que 2% do volume de pesquisas online nos EUA, mas a tendência é de que a companhia continue crescendo, ao passo em que mais internautas priorizem sua privacidade na rede.
Como não rastreia os resultados de pesquisa dos usuários, a ferramenta pode não ser tão precisa ou atualizada quanto a da Google, mas muitos consideram essa característica como secundária.
Para utilizar o DuckDuckGo em suas pesquisas online, você pode visitar o site oficial, instalar a extensão da ferramenta em seu navegador, ou ainda instalar o navegador da companhia no seu smartphone.
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